19.9.12

Superinteressante: Dieta sem segredo

Encontrei um texto sensacional (de Cláudia Carmello) que foi capa da Revista Super Interessante de maio/2009, ou seja, não é novidade MESMO! Quem quiser ler a matéria na íntegra o link é este.

Basicamente ela diz que " Comer a cada 3 horas? Não funciona. Evitar carboidratos à noite? Tanto faz. Dieta das proteínas? Bobagem. Quer emagrecer? Pergunte-se como. Achar sua resposta (e segui-la) é o mais importante".

"Tem a dieta de Beverly Hills: só fruta por 10 dias e a silhueta daVictoria Beckham garantida. E a do tipo sanguíneo: carne liberada para quem tem tipo O, o suposto sangue dos caçadores ancestrais. Tem a do Dr. Atkins: controla carboidratos, libera geral proteínas e gorduras. Tem também da sopa, da lua, do arroz, do alfabeto, das cores. Sem falar na renovação constante de verdades científicas que nunca resistem à avaliação seguinte - não eram verdade, muito menos científicas.

Não é difícil entender a mania de dieta: o mundo está engordando. Desde 1980, o número de obesos dobrou: hoje são 400 milhões no planeta. São 43% dos brasileiros acima do peso, e 1 em cada 4 estão ou estiveram recentemente de regime.

Na verdade, não há segredo para emagrecer. E também não há milagre: não vamos entregar uma fórmula de como secar em 5 semanas. Mas não vamos dizer que tudo é relativo: dá, sim, para saber como controlar o peso. A principal novidade é que discutir qual é a melhor dieta é bobagem. Para a maioria de nós, nenhuma delas funciona." (...)

"Emagrecer é simples e não é fácil. Mas não é impossível. Seus pneus só precisam de um empurrão firme para rodar

(...)Você já aprendeu que as dietas radicais não funcionam. E que imaginar o emagrecimento como um processo de duas etapas separadas - a perda de peso e a manutenção do peso - é autoengano. As duas são a mesma coisa: você precisa ter sucesso na decisão de comer menos e gastar mais calorias sempre. E, para que isso aconteça e dure, é preciso que você entre num processo constante e paulatino de mudança de hábitos alimentares e de atividade física, para emagrecer devagar.

Além disso, você pode melhorar sua saúde comendo alimentos variados, em porcentagens balanceadas - levando em conta que há carboidratos melhores do que outros (grãos integrais, frutas, legumes em vez de pão branco e doces) e gorduras melhores do que outras (azeites, castanhas, peixes em vez de carnes vermelhas e laticínios). Por fim, já sacou que ao longo de todo esse processo você vai precisar lidar com sua insegurança e gula diante das dificuldades emocionais, sociais e biológicas que, você já sabe, são parte da vida. Ah, também é preciso resistir aos ataques de ingenuidade diante da indústria para perder peso.

Após tantas respostas (algumas que talvez você já conhecesse), cabe uma pergunta: por que você quer emagrecer?

Cuidado com as expectativas. Não dá para virar a Fernanda Lima quando o espelho sempre mostrou uma silhueta de Preta Gil. Especialistas garantem que todo mundo pode emagrecer para ser mais saudável, mas nem todos conseguem ser magrinhos.

Perder peso e manter o resultado é um objetivo difícil e não tem receita de sucesso. É uma decisão de longo prazo e é você com você mesmo. Você com sua carga genética, seus vícios e seus prazeres.Vale a pena esquecer por um minuto a modelo perfeita do outdoor, os números desanimadores das pesquisas e olhar para a sua vida. Se está obeso ou com peso extra, tem hipertensão, se sente uma lesma, vá buscar aí dentro o que impede você de se motivar a mudar de vida. Se quer viver bem, é bom focar no seu bem-estar e se mexer, porque ninguém vai te pegá-lo pela mão. Agora, se você é parte dos 57% de brasileiros que têm um peso normal, mas passou a vida fazendo dieta em busca de um peso ideal, pense bem.

São 3 as alternativas. Você pode gastar o resto da vida entrando em dietas furadas, passando a sopinha toda semana pré-Réveillon e se sentindo loser depois do 1º de janeiro. É possível perder peso assim. Só não é possível virar magro. E cada vez vai se tornar mais difícil.

O segundo caminho é encarar o problema de frente, escolher um plano alimentar sensato, sem metas irreais. Dedicar tempo aos esportes, contar calorias, controlar a balança e - inevitável - rejeitar alguns convites para a churrascaria rodízio. Se essa é a sua escolha, que seja convicta. E consciente de que ter o corpo sarado (ou quase) vale mais do que (quase) qualquer feijoada.

A terceira opção é você descobrir que só vale fazer sacrifício se a questão for de saúde, que você quer continuar comendo o que gosta. Mesmo que isso não o deixe tão magro, você é capaz de aceitar esses pneuzinhos que nunca o largam, não fazem inveja a ninguém, mas que são seus. E, no conjunto, até que bem simpáticos."

3 comentários:

Benno disse...

eu consegui há alguns anos perder 18 quilos. Não sei o que melhor ajudou, mas sei que deu certo. Vou dar o meu método:
1 - Eliminei o açúcar. E olha odeio adoçante. Passei a tomar café e sucos sem qualquer tipo de adoçamento. Hoje simplesmente detesto um pinguinho de açúcar no café. Há duas coisas que representam a ignorância do paladar. O sal e o açúcar. Eles fazem coisas ruins terem o mesmo gosto de coisas boas. O café, alimento muito saboroso é significativo neste sentido: num café adoçado não se percebe a qualidade do grão de café. Amargo, faz muita diferença! Sinta melhor o sabor e qualidade dos alimentos, reduzindo o sal e eliminando o açúcar. O primeiro é necessário em pequenas quantidas, o segundo é INTEIRAMENTE dispensável.
2 - Separar a refeição em duas partes. Salada - intervalo breve - prato principal. A sensação de saciedade aumenta, certamente. Comer rápido demais é péssimo.
3 - Mastigar devagar. Sentir o sabor dos alimentos. Nunca engula rapidamente. Há a mesma quantidade de sabor num pedacinho de bolo e no bolo inteiro. O sabor nunca é desculpa para comer muito. Se é por que é gostoso, você pode sugar o sabor e depois até jogar forar, como fazem os provadores de vinho.
4 - Fazer exercícios aeróbicos TODOS os dias, sem exceção. Só deita não adianta, só exercício não adianta.
5 - Se pesar todos os dias. Na mesma hora. Isso desenvolve uma inteligência sobre o que engora ou não.
6 - Não tomar liquidos junto com as refeições. O liquido misturado aos alimentos, melhora a absorção de gorduras e piora a de vitaminas e sais minerais. Ou seja, faz você engordar e desnutrir.
7 - Faça dessas regras, não um dieta, que tem caráter provisório, mas sua nova forma de ser. As dietas não funcionam por serem apressadas e temporárias.
Beijo

Patricia Leite!! disse...

Oi Ana, passei pra retribuir a visita,e gostei muito de seu blog!
BJos

Luana disse...

Ameiii o post de hoje... é bem isso: mudança de padrão alimentar. E curti mto o comentário do Breno, sobretudo qdo ele fala que sal e açúcar fazem coisas ruins terem gostos bons, rs. Imagina!!!! Num é que ele tem razão! Olha, recebi seu outro email e fiquei PASSADA com o tanto que me identifiquei com vc. Curuiz! rs. Vou tentar responde-lo mais tarde. Bjim