20.9.12

As dicas do Benno

Esse é o Benno.

Ontem o Benno, que se define como "aprendiz de escritor e poeta", e tem um blog que eu adoro, com textos que me emocionam, fez um comentário sensacional na minha postagem, cheio de dicas que considero fundamentais pra quem está querendo emagrecer. Gostei tanto que estou copiando aqui, porque não é todo mundo que lê "comentários". Espero que o Benno não se importe:

"Eu consegui há alguns anos perder 18 quilos. Não sei o que melhor ajudou, mas sei que deu certo. Vou dar o meu método:
1 - Eliminei o açúcar. E olha odeio adoçante. Passei a tomar café e sucos sem qualquer tipo de adoçamento. Hoje simplesmente detesto um pinguinho de açúcar no café. Há duas coisas que representam a ignorância do paladar. O sal e o açúcar. Eles fazem coisas ruins terem o mesmo gosto de coisas boas. O café, alimento muito saboroso é significativo neste sentido: num café adoçado não se percebe a qualidade do grão de café. Amargo, faz muita diferença! Sinta melhor o sabor e qualidade dos alimentos, reduzindo o sal e eliminando o açúcar. O primeiro é necessário em pequenas quantidades, o segundo é INTEIRAMENTE dispensável. 
2 - Separar a refeição em duas partes. Salada - intervalo breve - prato principal. A sensação de saciedade aumenta, certamente. Comer rápido demais é péssimo.
3 - Mastigar devagar. Sentir o sabor dos alimentos. Nunca engula rapidamente. Há a mesma quantidade de sabor num pedacinho de bolo e no bolo inteiro. O sabor nunca é desculpa para comer muito. Se é por que é gostoso, você pode sugar o sabor e depois até jogar forar, como fazem os provadores de vinho.
4 - Fazer exercícios aeróbicos TODOS os dias, sem exceção. Só dieta não adianta, só exercício não adianta.
5 - Se pesar todos os dias. Na mesma hora. Isso desenvolve uma inteligência sobre o que engora ou não.
6 - Não tomar liquidos junto com as refeições. O liquido misturado aos alimentos, melhora a absorção de gorduras e piora a de vitaminas e sais minerais. Ou seja, faz você engordar e desnutrir.
7 - Faça dessas regras, não um dieta, que tem caráter provisório, mas sua nova forma de ser. As dietas não funcionam por serem apressadas e temporárias."


Minhas considerações:
1 - Dei risadas com "eles fazem coisas ruins terem o mesmo gosto de coisas boas". Mas é fato! Adoro café e tomo sem açúcar há anos, mas ainda não consegui eliminar o açúcar de TODOS os alimentos. Quanto ao sal, já conhecemos bem os seus malefícios.
2 - Já não consigo fazer as refeições principais sem comer a salada primeiro. Salada e água são bons hábitos que adquiri ao longo do tempo.
3 - Perfeito!
4 - "A lição sabemos de cor, só nos resta aprender"
5 - Acho que o Benno leu "Pense magro"... hehehe...
6 - Eu não sabia esse detalhe da absorção dos alimentos, mas desde sempre ouvi que não é saudável beber en quanto como.
7 - A famosa reeducação alimentar. 
Acho que ele conseguiu resumir o que muitos autores escrevem em centenas de páginas pra nos convencer. Muito obrigada, Benno! Loviú!

4 comentários:

Benno disse...

Puxa!!! Obrigado :) Esqueci só de uma coisa. Uma dica muito importante. Durante a perda de peso, as escapadas são piores do que na manutenção de peso. A explicação é que o corpo tem uma memória de peso. Quando estamos emagrecendo, o corpo luta para permanecer no mesmo peso. É que a natureza é a favor da manutenção das coisas, da estabilidade.
A regra é que, para cada quilo que perdemos, a perda só se torna estável se permanecermos um mês com este quilo a menos. Assim, se queremos perder 10 quilos, precisamos permanecer 10 meses com estes quilos a menos. Depois fica dificil ganhar este peso de novo.
Por isso, a perda gradual de peso é melhor que a perda repentina.
Beijos

Marcia disse...

Tô tentando tirar o açúcar da minha vida, mas tá difícil ! Não consigo tomar café sem algum tipo de adoçante , mas eu chego lá !
Bjs

Liany Kirchner disse...

Amei as dicas...algumas delas já consegui por em prática, outras é uma luta que to travando...e consenguindo ganhar aos poucos.
Beijos, e valeu pela força

Lucélia Pantojo disse...

Oi Ana, obrigada por compartilhar com a gente. Achei ótimo e concordo o açúcar e o sal não é tudo na alimentação sentir o sabor é uma forma de saciar e ter mais prazer no que se come.
Beijos querida, lindo dia pra vc!