25.10.12

Dia do Macarrão

Fonte: http://www.abima.com.br/eamNutricao.asp
"Estudos comprovam que é necessária apenas uma alimentação balanceada para se ter saúde e isso também significa se alimentar com prazer.
Eliminar de vez os carboidratos, como atualmente muitas dietas sugerem, em contrapartida, só favorece o aparecimento de males como dor-de-cabeça, irritação, cansaço físico e mental. . O macarrão é uma fonte acessível e saudável de energia.

Alguns motivos para incluir macarrão na alimentação:
  • Fonte de energia
  • Prático de fazer
  • Combina com vários tipos de molhos, carnes e vegetais
  • Custo baixo
  • Pode ser consumido em todas as estações do ano
  • Produto que agrada todos os públicos
  • Disponível em todas as regiões do país
  • Apresenta inúmeros formatos e variação de cores
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o macarrão não engorda. Estudos científicos comprovam que as massas podem e devem entrar nas refeições diárias de qualquer pessoa. A quantidade ideal de carboidrato (massas, cereais, pães) é de 6 a 11 porções por dia.
Cada 100 gramas de macarrão cozido apresenta uma quantidade de calorias relativamente baixa, cerca de 110 kcal (macarrão de Sêmola) e 96 kcal (macarrão com ovos), sem molho."

Pontanto:
Comer pouco macarrão, e com acompanhamentos leves (tomate, manjericão, berinjela, rúcula... huuum...), pode ser uma alternativa saudável na reeducação alimentar. Cuidado com os queijos, que normalmente acompanham as massas ("macarrão sem queijo é feito namoro sem beijo") e são muito, muito calóricos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ai, ai, amo macarrão!
O integral ainda fico meio seilá pra comer... experimentei com majericão e não fiquei muito feliz hahahaha

Bj

Kel disse...

Eu já gostei muito de macarrão. Hoje não ligo tanto e faz tempo que eu não como.
Mas ainda gosto de lasanha, caneloni e outras coisas mais "massudas".
Bjs

Juliana disse...

Eu gosto de macarrão integral :D!!! Coloca um molho natural só de tomate e orégano e pra mim já fica bom :D hehe queijo ralado só um pouquiiinho xD hehe
bjos
o/