21.5.11

Desafio de Outono / Dieta da Sopa

Dia de postagem para o DESAFIO DE OUTONO.
Finalmente meu peso mudou e hoje estou com 
82,6 Kg - IMC = 30,34.
Pelo desafio, hoje devo indicar um filme para toda a família. Para mim, essa é uma tarefa tão difícil quanto indicar UM livro, rs... Adoro filmes, e desde que o Gabriel nasceu (pouco mais de 16 anos) vemos muita coisa juntos. Depois de muito pensar e lembrar de filmes de aventura, ação, animação... vou indicar o clássico "A Vida é Bela", do Roberto Benigni.
 Agora vou falar sobre:


 
DIETA DA SOPA
Há quase um mês meu peso estava praticamente estacionado. Era hora de tomar uma atitude. Com o frio, as saladas ficam pouco apetitosas, aí eu me lembrei da “Famosa Sopa do Incor”, ou Sopa de Repolho.
Esta sopa pode ser tomada em qualquer momento do dia, quando tiver fome ou vontade. Coma quanto e quando quiser, quanto mais se come, mais se perde. Se tomada isoladamente, por período indeterminado, você pode sofrer desnutrição. Muitos dos nutrientes são perdidos no cozimento dos vegetais, por isso é importante seguir o cardápio de acompanhamento. Não faça a dieta por mais do que sete dias. Pode ser repetida a cada 3 ou 4 meses, como desintoxicação.
Diz a lenda que, ao final do sétimo dia, se não tiver fraudado a dieta, você terá perdido de 4,500 a 7,500 quilos. Como nunca fiz direitinho pelos 7 dias, não posso confirmar isso, mas ela me ajuda a dar uma afinada, retomar o ânimo e o rumo na diminuição de peso. A maior diferença que percebo é na circunferência abdominal.
Depois de fazer a dieta da sopa o seu metabolismo fica mais lento, por isso o corpo absorve mais gorduras quando para com a dieta, se comer mal o corpo absorve a gordura com ainda mais rapidez, portanto a atenção deve ser redobrada.
Antes de fazer essa dieta pela primeira vez (há uns 3 anos – essa é a terceira vez que faço a sopa), conversei com minha nutróloga, que me orientou (entre outras coisas) a tomar suco de uva light, de preferência que não fosse em pó, enquanto estivesse com a sopa. Parece que ajuda a dissolver a gordura acumulada nas veias e artérias.
Não é a forma mais saudável de emagrecer, mas se for seguida durante uma semana não faz muito mal. Eu fiz por quatro dias, mudando alguma coisa (conforme quadro abaixo) e pretendo continuar tomando essa sopa apenas no jantar. Existem algumas variações da receita, mas a base sempre é a mesma. Aqui vai, pra quem quiser se arriscar:

SOPA BÁSICA DE QUEIMA DE GORDURAS (dizem que do Incor)

1 Berinjela
1 Nabo
2 Maços de cebolinha
1 ou 2 latas de purê de tomate (ou tomate picado)
1 maço de aipo ou salsão
1 repolho grande
1 cebola picada
3 cenouras
2 xícaras de vagem picada

Corte os legumes em pedaços pequenos ou médios e cubra de água. Dica: vai precisar de uma panela enorme. Isso tudo picado dá um volume grande!
Espere ferver e abaixe o fogo. Como a quantidade é grande, demora pra cozinhar. A receita dizia em torno de 40 minutos, mas no meu fogão demorou cerca de uma hora. Tempere a gosto (sal, pimenta, curry, alho, etc...). Uma dica: rende MUITA sopa. Eu não tempero tudo de uma vez, bato no liquidificador (fica um creme, eu prefiro) e distribuo em vasilhas menores para congelar. Tempero quando vou comer, variando um pouco o sabor: num dia coloco muito alho, no outro só sal e orégano, salpico salsinha fresca... dá a ilusão que mudou um pouco a sopa, porque ela é enjoativa.


ACOMPANHAMENTO PARA SOPA

DIA 1 -- TODAS AS FRUTAS (exceto banana)
Seu primeiro dia consistirá de todas as frutas que desejar, menos banana. Melancia e melão tem menos calorias que a maioria das frutas. Coma somente sopa e frutas no Dia 1.
Para beber: chá, café, suco de uva ou água á vontade, mas tudo sem açúcar.

DIA 2 -- TODOS OS LEGUMES
Coma, até que esteja farto, legumes frescos, crus ou cozidos, de sua preferência. Tente comer legumes verdes e folhosos que desejar, afaste-se de feijão seco, grão de bico, ervilhas e milho. Tome toda a sopa e coma os legumes que desejar. Na hora do jantar pode comer, se quiser, uma batata grande cozida,com manteiga.
Lembre-se: NÃO COMA FRUTAS HOJE.

DIA 3 -- FRUTAS E LEGUMES
Tome e coma quanta sopa, frutas e legumes desejar. Mas hoje você não poderá comer batata cozida.

DIA 4 -- BANANA E LEITE DESNATADO
Coma até 8 bananas e beba quantos copos de leite desnatado quiser no dia de hoje, junto com a sopa. Banana tem calorias e carboidratos, proteínas e cálcio para diminuir o desejo intenso de consumir açúcar.

DIA 5 -- BIFES E TOMATES
Você pode comer nesse dia de 280 gramas a 400 gramas de bife e o conteúdo de uma lata de tomate. Tente beber de 6 a 8 copos de água para lavar e eliminar o ácido que está no seu corpo. Tome a sopa pelo menos uma vez no decorrer do dia.

DIA 6 -- BIFES E LEGUMES
Coma bife (até 3 bifes grandes) e legumes em quantidades razoáveis, mas o quanto desejar, MAS NÃO BATATA COZIDA. Assegure-se de tomar a sopa pelo menos uma vez no dia.

DIA 7 -- ARROZ, SUCOS E FRUTAS
Dê preferência ao arroz integral, aos sucos (evidentemente sem açúcar) e aos legumes á vontade. Outra vez se farte. Assegure-se de tomar a sopa pelo menos uma vez no dia.
Como fiz QUATRO dias da dieta? (E emagreci 0,7 Kg)


A DIETA
O QUE EU FIZ
O QUE ACONTECEU
DIA 1
Sopa à vontade e TODAS AS FRUTAS (exceto banana)
Mamão Papaya no café da manhã; Sopa no almoço; pera, goiaba e ameixa à tarde; Sopa no jantar
Depois do jantar minha pressão baixou muito, comi um pedaço de mussarela (não previsto). Senti fome o tempo inteiro.
DIA 2
Sopa à vontade e TODOS OS LEGUMES e folhas. Na hora do jantar pode comer, se quiser, uma batata grande cozida,com manteiga.
Lembre-se: NÃO COMA FRUTAS HOJE.
Leite desnatado e polenghinho light no café da manhã; Sopa, beterraba e agrião no almoço; Tomate com manjericão fresco à tarde; Sopa, agrião, beterraba e pimenta cambuy no jantar.
O café da manhã já foi problema: estou a costumada a me alimentar bem! Por conta própria troquei "legumes" por leite desnatado e queijo light. No jantar, coloquei molho de pimenta no prato pra mudar o sabor da sopa.
DIA 3
Sopa à vontade e FRUTAS E LEGUMES. Menos banana e batata.
Leite desnatado, uma fatia de pão integral light com requeijão light no café da manhã; Sopa, agrião, pimenta cambuy e beringeja no almoço; pera e ameixa à tarde; Sopa e agrião à noite.
Acordei com dor de cabeça e resolvi tomar um café da manhã decente. Não senti fome no decorrer do dia.
DIA 4
Sopa à vontade e BANANA E LEITE DESNATADO. Coma até 8 bananas e beba quantos copos de leite desnatado quiser no dia de hoje
Leite desnatado, uma fatia de pão integral light com requeijão light no café da manhã; sopa, agrião, tomate, brócolis no almoço; leite desnatado e banana à tarde; sopa no jantar.
Minha proposta nunca foi radicalizar. Hoje é sexta, meu final de semana vai ser moderado, vou continuar tomando a sopa pra iniciar as refeições, mas voltar à minha R.A. equilibrada.


 Desejo um final de semana levinho pra todos nós!!

7 comentários:

Lemariano disse...

De vezem quando também tomo umas atitudes radicais. Mas desta vez a balança sorriu acho que por insistência. Faz um mês que venho anotando tudo e fazendo o simulador de caminhada no mínimo 3 vezes por semana. Agora a balança sorriu.

Parabéns para nós

Roberta M. disse...

Eu amooo esse filme!!! E amei as dicas, bjoos!

Gilva disse...

Oi querida muito obrigada por lembrar de mim e me visitar e principalmente sentir minha falta, estava novamente com problema no pc, tudo resolvido.
Meus chefes são judeus e me indicam filmes sobre esse tema eu assisti a "vida é bela" achei lindo e muito triste mas quando assisti"Olga" e "o menino de pijama listrado" eu desabei, fica a dica.
Parabéns pelo peso eliminado, valeu a pena se esforçar mas eu acho que naõ consigo não, vou ver oq dá.rs
Bjs

Zizi disse...

Olá Ana!


Olha, eu tom,o sopa constantemente quando estou embalada na ra. Mas só tomo a noite. Prefiro o creme de abóbora, sem gordura. fica jóia e tomo um ou dois pratos a depender da gulodice hehe.

Para ficar dias sem comer outras coisas eu não tenho condições porque me conheço e sei que nos dias seguintes vou comer o triplo.

Agora, vc está orientada por uma nutróloga, o que faz toda a diferença. E a recomendação do suco é acertadíssima.

Desejo a vc uma excelente semana light!

Bjo grande!

Claudinha ੴ disse...

Olá Ana! Preciso perder alguma coisinha... Os chocolates me deram uns kg a mais... Mas não paro com eles mesmo. Meu problema é ter parado de fazer exercícios. Meu horário não dá. Mas esta sopa é boa, porém, como disse tem que ser bem acompanhada e feita somente de vez em quando. Boa sorte! Um beijo!

Lopez!!! disse...

Oi amore, tava com saudades de suas visitas rsrs. Vamos as dicas: Já assisti esse filme um monte de vezes rsrs.. também vejo muitos filmes com o filhote.. Quanto a Dieta preciso tentar algo novo menina quem sabe não testo este rsrsrs..

Anônimo disse...

No momento estou fazendo uma dieta que achei na internet e estou na 3 semana com resultado bastante satisfatório. Segue o site da dieta para quem se interessar:
http://www.dietasbrasil.com/dietaquefunciona/