Essas dicas eu recebi de um amigo, o Toninho, da UFSCAR, que certamente é mais capacitado sobre o assunto do que eu.
A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas para conter problemas de infecções e gangrena em soldados em frente de batalha. A pesquisa buscava um produto barato, fácil de transportar e usar, que pudesse ser conservado de forma fácil e à temperatura ambiente, sem problemas colaterais. Durante a segunda guerra mundial, a redução no número de baixas e amputações foi tremenda, graças ao uso da água oxigenada.
Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem.
Isso é pouco divulgado e pode-se entender porquê. Um produto barato e simples de usar, concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfetantes domésticos e hospitalares. Portanto, não há interesse comercial no seu uso em larga escala.
O que se pode fazer com água oxigenada:
1 - Uma colher de sobremesa do produto usada para bochechos e mantido na boca por alguns minutos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho.
2 - Manter escovas de dentes numa solução de água oxigenada conserva as escovas livres de germes que causam gengivite e outros problemas bucais.
3 - Um pouco de água oxigenada num pano desinfeta superfícies melhor do que qualquer outro produto. Excelente para usar em cozinhas e banheiros.
4 - Tábuas de carne e outros utensílios são totalmente desinfetados após uso, com um pouco de água oxigenada. O produto mata qualquer bactéria ou germe, inclusive salmonela.
5 - Passada nos pés, à noite, evita problemas de frieiras e outros fungos que causam os principais problemas nos pés, inclusive mau cheiro (chulé).
6 - Passada em ferimentos (várias vezes ao dia) evita infecções e ajuda na cicatrização. Até casos de gangrena regrediram com o seu uso.
7 - Numa mistura meio-a-meio com água pura, pode ser pingada no nariz em resfriados e sinusites. Esperar alguns instantes e assoar o nariz. Isso mata germes e outros microorganismos nocivos.
8 - Um pouco de água oxigenada na água do banho ajuda a manter a pele saudável, podendo ser usada em casos de micoses e fungos.
9 - Roupas que precisem desinfecção (lençóis, fraldas, etc), ou aquelas em contato com secreções corporais e sangue, podem ser totalmente desinfetadas se ficarem de molho numa solução contendo água oxigenada antes da lavagem normal.
10 - Certamente você encontrará outras formas de usar a água oxigenada em sua casa.

10 comentários:
Nossa!! Quanta coisa ela faz além de me deixar loura, putzz, nem sabia disso,rsss.
Querida,saudades,perdoa minha ausência mas o tempo encolheu sem me dar chance de escolha, estou voltando e vir aqui é muito bom, te gosto flor
linda semana querida
beijosssssssssss
Beleza! Vou ver se funciona com minha sogra, rsrsrs. Bjks e ótima semana pra vc.
Vivendo e aprendendo... Não vou mais deixar faltar em casa. Beijos e ótimo dia!
Água oxigenada, é? Tá bom. E aí, se passar umas gotinhas na segunda-feira, ela melhora?
Beijo, amiga.
DB.
Só passou o cajo?
E não ficou?
Deixou rastro?
Então tá...ainda há esperança,rsssss
Melhoras e se cuida muié!
ailoviu
beijossssssssssss
Excelentes conselhos, Pinguinha. Seria ótimo para desinfetar o lula.
Beijos.
Ana,
Quando eu era menina o meu pai costumava passar água oxigenada nos nossos ferimentos, pra desinfectar e os resultados sempre eram muito bons, mas eu não sabia de todas essas propriedades dela.
Muito úteis as informações.
Beijo grande e uma bela semana
Grandes dicas com a água oxigenada. Gosto dela. Mergulhe no rio daqui neste verão. Riodaqui leva beijo aí/Paulo Vigu
Àgua oxigenada! Tem 1001 utilidades além de deixar o buço ne a perna lourinhos. Beijos, querida.
NOSSA!!
Não sabia que água oxigenada servia pra isso tudo... obrigado mesmo!! ^^
Postar um comentário