600g de carne seca
450g de lombo de porco salgado
600g de Costelinha de porco salgada
400g de acém fresco
300g de paio
300g de lingüiça de porco
180g de pé de porco salgado
150g de rabo de porco salgado
100g de orelha salgada
150g de língua
200g de bacon
3k de feijão preto
2k de toucinho para torresmo
2k de aipim
1k de farinha de mandioca
3 molhos de couve
1 copo de óleo de soja
2 doses de cachaça
1 pimentão verde grande
300g de margarina
100ml de vinagre tinto
10 pimentas vermelhas
2 cebolas grandes
1 molho de cheiro verde
1 cabeça de alho
1 ramo de alecrim fresco
4 folhas de louro
Modo de Fazer:
Primeira etapa:Dessalgue as carnes em água corrente ou em geladeira trocando a água de hora em hora. Iniciar esse processo 12 horas antes.Colocar o feijão de molho depois de catado e lavado.Picar o toucinho em pedaços próprios para torresmos.Fritar somente até ficar levemente corado.Deixar os torresmos na própria gordura e guardar em geladeira.
Segunda etapa:Retire as carnes da água, escorra, em seguida mergulhe-as, em água fervente e deixe que ferva durante 5 minutos mais ou menos, para que seja eliminado o gosto e o cheiro adquiridos durante o dessalgue.
Terceira etapa:Coloque o feijão para cozinhar em panela grande, em seguida adicione as carnes tomando o cuidado para que as de cozimentos rápidos, fiquem por cima. Coloque uma laranja inteira lavada e cortada ao meio, um ramo de alecrim. Quatro folhas de louro, duas doses de pinga.A medida que as carnes forem cozinhando, vá retirando-as e colocando em um tabuleiro para que esfriem e possam ser manipuladas.Quando não restar nenhuma carne no feijão, retire também a laranja e o ramo de alecrim.
Quarta Etapa:Assim que as carnes esfriarem, corte-as em pedaços de mais ou menos 2x4 cm. Doure quatro dentes de alho previamente amassado, e misture no feijão, em seguida misture as carnes picadas, misture, e deixe ferver por alguns minutos para que os sabores se juntem formando um só.
Guarnição:Descasque, lave, e cozinhe o aipim. escorra e corte-os em pedaços de sua preferencia. Reserve.Lave a couve, pique-as em estilo mineiro e reserve.Descasque as laranjas, e pique em rodelas.Ponha uma panela no fogo, e frite os torresmo na sua própria gordura, até ficarem crocantes. Retire e ponha a escorrer.Frite o aipim, nessa mesma gordura. Retire e ponha a secar em papel próprio para este fim.Retire um pouco dessa gordura, despeje em uma frigideira, doure uma cebola picadinha, quatro dentes de alho amassados, em seguida refogue a couve, acrescente sal misture bem e retire do fogo.Derreta a manteiga, coloque uma cebola inteira picada em rodelas. Deixe fritar um pouco e em seguida misture a farinha de mandioca. Mexa, em seguida acrescente a metade do cheiro verde picadinho.
Molho:Retire meio litro de caldo de feijão da panela, coe, e coloque para ferver junto com as pimentas, a cebola picada, pimentão. Quando levantar fervura, junte o restante do cheiro verde e por ultimo três tomates picadinho.
Ultima etapa:Modo de servir:Existem varias maneiras de servir uma boa feijoada, mas recomendamos a maneira usada por nós por ocasião dos vários eventos que temos realizado ao longo dos anos, que é o sistema de carnes separadas, que alem de facilitar a escolha das carnes para os comensais, também revela-se mais chique, pondo em destaque toda excelência da brasileiríssima feijoada. 