31.3.11

Só de sacanagem

Nem vou comentar que a balança não quer baixar os números, essa semana.

Então, mudando de assunto, vou colocar aqui um texto da Elisa Lucinda, que conheci na voz da Ana Carolina (vídeo abaixo) e que me emocionou bastante. Chama-se SÓ DE SACANAGEM:


Meu coração está aos pulos! Quantas vezes minha esperança será posta a prova? Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro. Do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais. Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais. Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta a prova? Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais? É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz. Meu coração tá no escuro. A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e todos os justos que os precederam. 'Não roubarás!', 'Devolva o lápis do coleguinha', 'Esse apontador não é seu, minha filha'. Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar! Até habeas corpus preventiva, coisa da qual nunca tinha visto falar, sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que sóao culpado interessará! Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear! Mais honesta ainda eu vou ficar! Só de sacanagem!
Dirão: 'Deixe de ser boba! Desde Cabral que aqui todo mundo rouba!
E eu vou dizer: 'Não importa! Será esse o meu carnaval! Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos.'
Vamo pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo, a gente consegue ser livre, ético e o escambal.
Dirão: 'É inútil! Todo mundo aqui é corrupto desde o primeiro homem que veio de Portugal!'
E eu direi: 'Não admito! Minha esperança é imortal, ouviram? Imortal!'
Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quizer, vai dar pra mudar o final!


29.3.11

Dica de passeio


Uma das muitas cachoeiras

Estivemos (eu, marido e mais um casal de amigos) há alguns dias num um lugar paradisíaco, às margens da represa do Rio Grande, em Delfinópolis-MG - na Serra da Canastra - um lugar verdadeiramente mágico! 

Aproveitamos uma promoção desses sites de compra coletiva e resolvemos ir, meio desconfiados até... mas fomos surpreendidos positivamente, o lugar é lindo!




Aqui estão algumas fotos para que vocês possam ter noção da beleza do lugar, mas só mesmo estando lá pra conferir.

A Pousada Girassol é extremamente aconchegante, limpa, com requintes exclusivos, ficamos fascinados! 

O proprietário é muito simpático e faz de tudo pra que a gente se sinta à vontade, por causa disso resolvi divulgar o lugar; vale a pena ir e conferir.

site deles diz que as acomodações são em chalés, mas na verdade é muito melhor do que isso: são apartamentos, alguns duplex, com cama king-size, ventilador de teto, uma vista espetacular e bem arrumadinhos.

Tem playground, campo de futebol com gramado e traves com redes, quadra de vôley de areia, caiaques, churrasqueira, área para luau, uma PRAIA PARTICULAR na represa do Rio Grande (a água é morna!), pier com uma lancha onde se faz passeios, pedalinhos e também um veículo ("papa serra") onde eles podem levar os hóspedes para conhecer as belezas naturais da região, com várias cachoeiras na Serra da Canastra.

Esse é o homem que eu amo!
Até maio estão com uma promoção: duas diárias para casal, com café da manhã e jantar , por R$ 250,00 (limitado a 300 diárias). Vc compra o pacote e pode usar de 10/05 a 10/08 , menos nos feriados prolongados, quando eles fazem outros pacotes promocionais.



Quer saber mais? 
Fone: (35) 3525-1204  - e-mail: estanciagirassol@hotmail.com

Aqui estão os links pra um programa de TV que foi gravado recentemente no lugar:

 

27.3.11

Selinhos

Acho muito legal essa coisa virtual de começarmos a conhecer pessoas, e sermos surpreendidas por gestos de atenção e de carinho que nos cativam. Foi assim que a Lemariano, que é a idealizadora do "desafio de outono" me presenteou com esses dois selinhos:


Tenho que mandar pra 10 amigas blogueiras, e contar 10 coisas a meu respeito.
Sei que tem muita gente que já recebeu, então deixo aqui pra todas as que me visitarem e ainda não tiverem, ok? (Acho que nem tenho 10 visitantes! rs...).
Indico especialmente a Márcia, que faz aniversário hoje!
Sobre mim já falei muita coisa. Esse blog começou há anos, e ao longo desse tempo já contei tudo! Rs... Mas o que posso destacar é:
1 - Sou pisciana e adoro astrologia;
2 - Parei de fumar dia 22/09/2005, e de lá até o final de 2010 engordei VINTE quilos;
3 - Sou formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas;
4 - Sou mãe coruja de um filhote lindo, inteligente, legal, forte... que está com 16 anos;
5 - Falo muito, algumas vezes mais do que seria sensato;
6 - Adoro ler, viajar e fazer trabalhos manuais (faço tricô, chochê, pinto e bordo)
7 - Prefiro vinho à cerveja. Adoro pizza. Gosto muito de café.
8 - Estudei 7 anos de piano clássico.
9 - Sempre tive cachorros machos, atualmente tenho duas vira-latas fêmeas.
10 - Sou sobrevivente de um câncer (Sarcoma de Ewing) muito agressivo, desde 1986. Eu me considero uma felizarda iluminada que precisa justificar a vida que tem, sendo feliz!

OUTRO PRESENTE QUE GANHEI:



1ª Dizer quem te deu o selinho 
Jorge (esse moço já emagreceu muuuuito!)

2º Falar 01 Pessoa da vida real que mais te dá força 
Meu amado marido (que é magrelo, e quer ganhar peso)! Hehehe...

3º Dedicar a 1 amiga virtual
Dedico à Márcia Gullo, que tem blogs (no plural) muito lindos.

4º Colocar uma frase de força para todos  
"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é." Só nós mesmos somos responsáveis por quem somos. Somos agentes de nossas mudanças. Não é fácil, não é confortável, mas é muito gratificante descobrirmos o quanto somos fortes!

5º Indicar blogs que te dão força 
Todos os que estão linkados aí ao lado, e mais alguns. Mas vou deixar de ser "sabonete" e indicar cinco:

É isso.
Esse blog continua em reforma!

26.3.11

Desafio de outono

Antecipando a postagem de 27 de março.
O peso oficial é 85,1. Diminuiu pouquinho, mas é melhor diminuir pouquinho do que aumentar, né?
Devagar e sempre...

Resumo da semana: seguindo a dica, lembrei de usar maquiagem (lápis e batom) todos os dias. No trabalho as pessoas notaram que eu estava mais bonita, sem identificar exatamente o quê. Contiuo firme na reeducação alimentar, comendo de tudo um pouco, e tentando fazer as escolhas certas. Esse semana cometi alguns deslizes, por exemplo, comi doce quase todas as noite. Mesmo pouquinho, preciso controlar essa vontade, reduzir pra 2 ou 3 vezes na semana. Alguém já tomou espirulina? Ajuda?
Com relação à atividade física, também continuo disciplinada na bicicleta ergométrica. Essa semana pedalei todos os dias, cerca de 30/40 minutos, totalizando 81 quilômetros.


Fiquei pensando sobre a sugestão de doce light, mas não consegui lembrar de nenhum... só gelatina diet, mas acho que não vale! Rsrsrs... Tenho algumas dicas:
- preferir doce de fruta, e comer pouquinho.
- preferir sorvete de fruta, e comer pouquinho.
- gosto do doce de leite diet da marca Hué, uma delícia! Costumo colocar uma colherinha de sobremesa sobre o pote de gelatina diet, por exemplo, e fica parecendo leite condensado, uma delícia!
- uma banana nanica cortada em rodelinhas com canela salpicada, alguns minutos no microondas... é leve e engana a vontade de doce.

Que a próxima semana seja leve pra todo mundo!

23.3.11

Hora do planeta





sábado 26 de Março das 20h30 às 21h30
apaga as luzes para veres um mundo melhor

Eu já tinha visto a chamada na TV, mas estou copiando o texto e a idéia da divulgação do Blog da Aninha . Acho que todos devemos fazer nossa parte.

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.

Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governos são convidados a apagar as suas luzes pelo período de uma hora para mostrar o seu apoio ao combate ao aquecimento global.

Em 2010, a Hora do Planeta foi um sucesso absoluto, com recordes estabelecidos no mundo. Globalmente, 105 nações aderiram.

Cabe a cada um de nós fazer algo pelo nosso planeta. Claro que deveria acontecer todos os dias em cada gesto nosso...

Façamos a nossa parte
Divulgar e mudar os nossos hábitos é preciso!!
 

Quando estou mais magra...

... cadeiras (de plástico) resistem ao meu peso!!!

22.3.11

Papo de Meninas


"a grande e interminável conversa de mulheres sustenta o mundo em sua órbita...se não se falassem as mulheres umas às outras, os homens já teriam perdido o sentido da casa e do planeta"
José Saramago 

19.3.11

Dia dos DESAFIOS!

 
Dia da postagem oficial do Desafio de Outono, já que antecipei minhas postagens do domingo para o sábado. E o peso oficial de hoje é... tchan, tchan, tchan, tchannnnn... 85,6 Kg (IMC = 31,4)
Fiquei feliz!
Eu sabia que na primeira semana o emagrecimento seria maior, porque eu estaria eliminando os excessos do carnaval. Mas essa segunda semana também me deixou bastante satisfeita.
Aqui vai o resumo:
Continuei com me reeducando a comer de tudo em pequenas quantidades, não ficando mais do que 3 ou 4 horas sem comer. Nessa semana comecei a comer em prato de sobremesa, o que me ajudou bastante a controlar a quantidade.
Fiz uma média de meia hora/dia de bicicleta ergométrica 5 vezes nessa semana, perfazendo um total de 75 Km. Tomei MUITA água, mais do que 2 litros/dia.
Cuidei da pele todos os dias. Além dos hidratantes e protetor solar, me disciplinei com o tratamento contra manchas que faço há tempos (orientada por dermatologista). Usei os cremes da noite com disciplina (parabéns pra mim!).

Como os resultados do desafio estão sendo bem legais, me inscrevi em outro: o desafio anual da Giovana (http://confissoesdieta.blogspot.com/)

 Quem se interessar, passe por lá pra conhecer as regras. Tenho acompanhado o blog dela desde o início do ano, a gora me animei a entrar no tal desafio. Adoro os "pensamentos do mês" que ela publica, e pretendo seguir as tarefas direitinho. Pra março:

No Desafio Anual as pesagens são quinzenais, então,  me aguardem!
Bom final de semana!

16.3.11

Eu gosto de ser mulher...


Nasci numa família essencialmente feminina. Mal conheci meu avô, e minha avó foi uma matriarca exemplar. Meu pai faleceu quando eu tinha 9 anos, só tenho uma irmã. Tenho muitas primas, e só dois primos. Muitas tias, fortes amazonas. Poucos e distantes tios.
Costumo brincar (dizendo a verdade) que tive um filho homem pra me ensinar a lidar com o universo masculino, e foi só depois que ele virou adolescente que me casei (não com o pai dele).
Ultimamente tenho me sentido muito “yang” pro meu gosto. Planejar, anotar e revisar o que como, o que gasto, o que quero, o que faço. Fazer contar de dinheiro, calorias, quilometros...MUITA disciplina pro meu gosto pisciano. Sobra pouco (ou nenhum) tempo pra sonhar. 
E no meio desse tsunami de obrigações “masculinas”, de repente me vejo invadida por apelos femininos. Adoro quando o Universo responde às nossas necessidades!
Além de emagrecer, existem outras coisas que pretendo fazer (viver) em 2011. Uma delas é retomar o hábito da leitura, que me dá tanto prazer. O que primeiro me caiu às mãos (este ano) foram os quatro volumes de “As brumas de Avalon”, que eu já tinha lido, mas adorei reler. É uma versão da história do Rei Artur que dá ênfase às mulheres. Fala da deusa antiga, e de como foi substituída pelo cristianismo patriarcal. Trata da força das mulheres, sua intuição, seu poder.
Agora, por indicação da Cássia (http://perspicassiasfelinas.blogspot.com/) estou me encantando com “Mulheres que correm com os lobos”. Só comecei, mas é um livro de psicologia com um texto cativante.
No primeiro capítulo, a autora (Clarissa Pinkola Estes), entra tantas outras coisas, relembra que faz parte do ser feminino recriar o que está morto, fazer renascer.
“A Mãe Criadora é também a Mãe Morte, e vice versa. Em virtude dessa natureza dual, ou dessa duplicidade de função, a grande tarefa diante de nós consiste em aprender a compreender à nossa volta e dentro de nós exatamente o que deve viver e o que deve morrer. Nossa tarefa reside em captar a situação temporal de cada um: permitir a morte àquilo que deve morrer, e a vida ao que deve viver”.
“Pode-se amassar a alma e dobrá-la. Pode-se feri-la e marcá-la com cicatrizes. Podem-se deixar nela os sinais da doença e as queimaduras do medo. Mas ela não morre.”
(Mulheres que correm com os lobos - Clarissa Pinkola Estes)
Não é lindo? Eu que fiz... rs...
 

15.3.11

Meu avatar

Encontrei o site que faz os "modelinhos" que aparecem em muitos blogs de emagrecimento. Achei um charme!Pra quem se interessar, é http://www.mvm.com/cs/
Pois bem, ainda não domino a técnica blogueira de fazer páginas separadas e colocar muitas informações ali na barrinha lateral, então aqui vai:
Estou assim: 




E quero ficar assim: 

12.3.11

Desafio de outono

O "combinado" é que faríamos postagens todos os domingos, mas como estou com o pé na estrada (de novo), hoje estou adiantando minha tarefa. Até porque fiquei MUUUIIIITO feliz com a balança, hehehe...
Meu peso hoje é... (rufem os tambores):
86,4 quilos (IMC = 31,74)
Puxa! Adorei!
Além de me livrar dos excessos do carnaval, acho que esse solavanco deu ajudou a desencalhar meu emagrecimento, pois desde janeiro vinha emagrecendo devagarinho, mas nas últimas semanas estava estacionado.
Bem... eu tô feliz, e quero mais!!! Hehehe...

Me senti vitoriosa com esse resultado, o que estimula a manter o foco. Vou continuar fazendo escolhas saudáves e controlando a quantidade. Comendo porções pequenas, e nunca ficando mais do que 4 horas sem comer alguma coisa. Vou continuar bebendo mais do que dois litros de água por dia, e me exercitando pelo menos 30 minutos na bicicleta ergométrica.
Além da alimentação, eu me cuidei usando hidratante nos pés, mãos e no corpo. Usei perfume, baton e protetor solar TODOS OS DIAS! Rs...
Tiro uns minutinhos do dia pra escrever pras minhas amigas queridas, troquei a TV por leitura.

A proposta pra essa primeira semana é postarmos uma receita leve. Tenho ALGUMAS, rsrs... gosto de cozinhar! Mas escolhi divulgar aqui a minha especialidade, aquela que quando faço todo mundo gosta e pergunta como faz, a internacionalmente conhecida ...

BERINGELA DE FORNO

Ingredientes:
- 2 beringelas tamanho médio
- 2 cebolas grandes
- 2 tomates
- 1/2 pimentão
- 150 gr de uva passa
- cheiro verde, orégano, alho desidratado, sal, vinagre e azeite

Modo de fazer: Pique tudo em cubinhos, e tempere como se fosse um vinagrete, usando apenas um fio de azeite pra não grudar no fundo. Leve ao forno alto e vá mexendo a cada 20 minutos, mais ou menos. Os ingredientes vão soltar água e cozinhar. Quando secar, está pronta. Demora mais ou menos uma hora e meia no forno, depende da "potência" do fogão.
Se vc não gostar de pimentão ou de uva passa, pode dipensar esses ingredientes. Eu já variei colocando dentes inteiros de alho, ou pimenta biquinho.
Pode comer enquanto está quente, mas o prato dura bastante na geladeira, e quanto mais o tempo passa, mais saboroso fica (vai curtindo no tempero). Adoro usar como recheio num lanche de pão integral light e ricota, por exemplo.
Experimentem!

10.3.11

Esqueci...

Ontem esqueci de dizer minha meta com o Desafio de Outono: quero chegar ao final morando na casa dos 70. Viável, mas difícil, depois dos 40 anos.
Enfim... a "idade da loba" tem cá suas vantagens.

A dieta que vou seguir é a de reeducação alimentar básica: comer de tudo, com moderação e bom senso. Depois de décadas fazendo dietas, já sei o que engorda, o que é saudável, o que ajuda o intestino, o que faz driblar a vontade de comer doce... o grande desafio é colocar esse conhecimento em prática!

Hoje cuidei de mim usando protetor solar, perfume, baton. Na hora do almoço usei até chapéu com protetor solar. Também usei hidratante corporal, hidratante para os pés e para as mãos.

Também cuidei de mim lendo um pouco, escrevendo e-mail pras amigas e fazendo trabalho manual. Acho uma terapia bordar, tricotar, crochetar... sempre tenho alguma coisa começada (normalmente mais do que uma coisa começada). Mas tenho o (bom) hábito de terminar tudo, mesmo que demore.

Estou atualizando os links dos "blogs amigos" aqui ao lado.

9.3.11

Desafio de outono - Primeiro dia

Conforme combinado, estou fazendo a primeira postagem especial do desafio. Estou dois dias atrasada, mas me perdoo porque estava viajando, e acho que mais gente também começou "de verdade" só hoje.

O peso inicial é 88,1 Kg. (IMC =32,36).
Anotar tudo o que como é um exercício MUITO difícil pra mim, mas estou tentando, já há algum tempo, por conta do livro "Pense Magro". Agora tenho um estímulo a mais. Comprei um caderno que levo pra todo lado.
Hoje tomei mais do que dois litros de água.
Não consegui fazer a bike ergométrica porque ajudei na mudança de uma amiga (isso conta como atividade física?).
Além da alimentação, cuidei de mim usando protetor solar, perfume e baton. No feriado do carnaval cuidei do cabelo (selante), fiz sobrancelhas e ganhei um aparelho de depilação do marido, ôba!
Para o primeiro dia, acho que me saí muito bem. O "Pense Magro" fala da importância de nos elogiarmos, então... parabéns pra mim! Rsrs...

Ainda do Pense Magro, outras vantagens do emagrecimento.
Quando estou mais magra...
... fico mais bonita


... não ronco!

... Fico mais saudável e bem disposta.

2.3.11

Aniversário

Amanhã, dia 03/03, completo 44 anos de vida.

Tenho TANTO a agradecer, que nem sei por onde começar.

Vou transcrever aqui um poema da Elisa Dias:

"No dia do aniversário
A gente às vezes tem vontade
De se esconder dentro do armário
Mas aí vem um com um beijo
Outro realizando um desejo
E aquele que está sempre atrasado
Chega super animado
Estourando um champanhe
Mesmo que eu estranhe
E não entenda muito bem
Por que tantos parabéns
Fico feliz com os presentes
Agüento melhor os parentes
E não me pergunto na hora
O que há de mentirinha
Nessa anual história
Quem me dera tanto afeto
Duas vezes por semana
Pra derreter a couraça
Pra amenizar minha gana
Congelaria se possível
Muitos pedaços do bolo
Pra durante o ano carente
Comê-los como consolo"

É isso. Muitas perdas, muitos ganhos. Alguns anos melhor vividos, outros muito sofridos. Quarenta e quatro... quem diria!!!

Quando estou mais magra...

... minha pressão arterial baixa.
 ... uso biquini com orgulho.




... uso corsellets confortavelmente

1.3.11

Desafio

Eu quero participar!
Olha que legal, lá no blog Mulheres são especiais:


Não vou repetir as regras, mas aqui está o selo do desafio.
Vou continuar minha dieta de alimentação equilibrada, priorizando vegetais. Devo confessar que estou tentando anotar tudo o que como num caderno, mas muitas vezes me falta essa disciplina.
Tomar MUITA água todos os dias.
Fazer pelo menos 30 minutos de bicicleta ergométrica, no mínimo 4 vezes na semana.
Meu objetivo é eliminar pelo menos 7 quilos até 18 de junho, que é o final do desafio.
  


Quando estou mais magra (4)...

... encontro roupas no meu número com facilidade
... minha auto estima cresce e minha insegurança diminui


... sinto orgulho de mim mesma.